ARF – Associação Rio Fluminense

Associação Rio Fluminense

Conheça a ARF

A Associação Rio Fluminense (ARF) é uma unidade administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia assistida pela União Sudeste Brasileira (USeB). Está localizada na Rua Desembargador Ferreira Pinto, nº 721, Centro, CEP 24800-205, na cidade de Itaboraí, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Coordenadas de Latitude: -22,741377 e Longitude: -42,857194. 

A área de atuação institucional da ARF abrange parte da área Metropolitana do Estado, Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu, a região do Centro Fluminense do Estado, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Macuco, Carmo, Cantagalo, Cordeiro, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, a região do Noroeste Fluminense, Itaocara, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, São José de Ubá, Miracema, Lage do Muriaé, Itaperuna, Itaipava, Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, a região do Norte Fluminense, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, São Fidélis, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebús, Macaé, região das Baixadas Litorâneas, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama, Armação dos Búzios, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Saquarema. São 49 municípios, havendo na maior parte deles a presença adventista. Sua população estimada é de 4.458.839 habitantes. São 40 distritos pastorais, 117 grupos organizados e 121 igrejas organizadas, com 20.965 membros batizados. A média é de um adventista para cada 212 habitantes.

Nesse território estão em funcionamento cinco unidades escolares. Na cidade de Niterói está localizado o Centro Educacional Adventista de Niterói (CEAN), com 454 alunos; na cidade de Itaboraí localiza-se o Colégio Adventista de Itaboraí (CAIT), com 845 alunos; Na cidade de Campos dos Goytacazes está localizada a Escola Adventista de Campos, com 332 alunos. Na cidade de Bom Jesus do Itabapoana está em funcionamento a Escola Adventista de Bom Jesus (EABJI), com 162 alunos; na cidade de Macaé está em funcionamento o Colégio Adventista de Macaé, com 406 alunos. O quadro total de alunos nestas 5 unidades é de 2.199.

Todos os trabalhos, atividades e funções da ARF são realizados por um total de 534 servidores e 67 obreiros, sendo: 44 pastores credenciados, 8 pastores licenciados, 10 obreiros credenciados e 5 obreiros licenciados. Os demais atuam na rede escolar e outras atividades.